Homens superam “tabu” e procuram mais Cirurgias Plásticas
9 de agosto de 2017
Cirurgias Plásticas que Você Precisa Conhecer
Cirurgias Plásticas que Você Precisa Conhecer
9 de agosto de 2017

Anestesia e Cirurgia Plástica – dúvidas comuns

Por que tantas pessoas tem mais medo da anestesia do que da cirurgia?

Acredito que esse medo vem se passando ao longo dos anos e de gerações em uma época que a anestesia estava se iniciando e era feita de modo pouco  tecnológico. Complicações aconteciam e o medo de ‘’ não acordar’’ apavorava as pessoas. Atualmente, a ciência da anestesia,  a formação do médico anestesista e as medicações utilizadas na anestesia evoluiram de forma considerável. O paciente é monitorizado de forma contínua em sua frequência cardíaca, pressão arterial, nível de oxigenação no sangue, qualidade do ar inspirado e expirado e até mesmo o quão profundo ou leve está o seu sono, entre outras coisas. Hoje em dia a segurança da anestesia é bem mais expressiva e as complicações  são cada vez menos frequentes.

O que é a anestesia geral?

Muitas pessoas confundem a anestesia geral com o fato de dormir durante a cirurgia. O sono acontece porque o anestesista realiza a sedação, a qual pode ser feita mesmo em cirurgias realizadas com anestesia local, raquianestesia ou peridural. A anestesia geral envolve além da sedação, a retirada da sensibilidade dolorosa, o controle da respiração através de um ventilador mecânico e a possibilidade do uso de mais medicações venosas para fins diversos. É um tipo de anestesia muito segura, preferida ou essencial para alguns tipos de cirurgias, e o médico anestesista pode decidir por ela desde o começo da cirurgia, ou iniciá-la em qualquer momento, de acordo com a necessidade de segurança e conforto para o paciente.

Por que algumas pessoas fazem a raqui ( ou peridural) durante a  cesárea e relatam  uma experiência desagradável ?

Isso acontece porque certas pessoas são bastante ansiosas e não  toleram presenciar  qualquer sensação  durante a cesareana, mesmo que não seja dor, mas apenas o toque o movimento ou por de estar acordada.  Acontece que pelo fato de não se poder fazer uma online casino gids sedação profunda , em virtude da segurança do bebê ( que pode nascer com depressão respiratória), esse tipo de anestesia acaba sendo rotulada com ruim. Na cirurgia plástica , a sedação vai poder ser realizada adequadamente , a analgesia pós operatória vai ser mais confortável, e é raro a paciente que se lembre de ver ou sentir alguma coisa durante a cirurgia.

Qual a melhor anestesia, Geral ou Peridural ( ou Raqui) para cirurgia plástica ?

Não existe resposta para esta pergunta. Todo o tipo de anestesia tem suas vantagens e desvantagens. As vezes pode até se fazer uma anestesia combinada , Geral mais Peridural para se somar as vantagens e diminuir as desvantagens. Existe um grupo de anestesistas favorável a anestesia geral e outro grupo favorável a peridural, discute-se muito isso nos congressos, sem que haja um consenso. O importante é que o  médico anestesista vai  propor o tipo de anestesia que ele achar mais segura e conveniente para o tipo de cirurgia plástica, conforme sua experiência, o estado de saúde do paciente e o tempo da cirurgia, entre outros fatores.

Quanto tempo dura o efeito da anestesia?

O médico anestesista programa sua anestesia para que dure o tempo necessário até o fim da cirurgia, podendo estender mais o tempo caso a cirurgia se prolongue mais  que o programado. Um bom efeito analgésico pode perdurar por mais algumas horas , para melhor conforto do paciente, de acordo com o tipo de anestesia realizado.

Entretanto, ao receber sua alta, o paciente já não estará mais sobre efeito da anestesia. Algum efeito colateral de certas medicações associadas pode ainda vir a acontecer, mas não se  pensa mais sobre os anestésicos em si.

É possível acordar no meio da cirurgia? O que acontece?

Essa é uma grande preocupação da maioria dos pacientes, achar que pode acordar de repente e sentir sua cirurgia sendo feita ‘’a cru’’, sem anestesia. Uma das etapas da anestesia é retirar a sensibilidade dolorosa e outra é fazer a sedação, para o paciente dormir. A sedação é realizada gradativamente, para que o paciente tenha um sono confortável, nem muito leve , nem muito profundo. Então se de repente ele ‘‘acordar’’, ele não vai estar sentindo nada, porque está anestesiado, mas  sua sedação ficou mais superficial e ele acordou. Mas geralmente o anestesista percebe alguns sinais de que o paciente pode acordar e faz mais uma dose do sedativo. Para  o paciente, a sensação final é que ele dormiu profundamente todo o período da cirurgia.

Qual a anestesia será realizada em minha cirurgia?

Você pode encontrar na internet tipos de anestesias diferentes para uma mesma cirurgia. Por exemplo: Rinoplastia realizada com anestesia geral  e também realizada com anestesia local. Como saber qual será a anestesia realizada? Essa informação somente poderá ser confirmada com o seu cirurgião, porque existem preferências diferentes entre cada equipe cirúrgica, sendo então definida pelo cirurgião e também pelo médico anestesista.

Agendar Consulta