otoplastia-red

O que é?



O termo otoplastia refere-se à cirurgia plástica das orelhas, podendo corresponder a várias técnicas que podem ou não ser associadas, dependendo do problema a ser tratado. Em geral o termo é usado para indicar a correção de orelhas proeminentes (de abano), porém outros problemas como sequelas de traumas, ausência congênita das orelhas e orelhas constritas também são tratadas com técnicas de otoplastia.

Detalhes



Tempo de cirurgia: média 1h e 30 min
Tipo de Anestesia: local + sedação
Tempo de internamento: alta 2h após a cirurgia
Curativos / cuidados especiais:Uso de faixa, tipo tenista, na cabeça

Prepare-se para a cirurgia



• Faça todos os exames solicitados com antecedência. Os exames de sangue tem validade de 03 meses e o parecer Cardiológico por 06 meses.
• Medicamentos para tratamento da hipertensão arterial devem ser tomados até mesmo no dia da cirurgia
• Parar de fumar bem antes da cirurgia,
• Não tomar aspirina, antiinflamatórios e medicamentos naturais 10 dias antes da cirurgia, pois podem aumentar o sangramento. Na dúvida, ligue antes para seu médico para saber quais medicamentos é possível tomar. Não há restrição para se tomar dipirona ou paracetamol.

Instruções Especiais



• Jejum de 8h antes da cirurgia. Pode –se beber água até 3h antes da cirurgia
• Levar todos os exames realizados para o hospital
• Levar os modeladores pós cirúrgico para o hospital
• Toda cirurgia realizada por Dr Thiago Belfort acontece em hospitais que tenham UTI.

Sobre a recuperação



Após a cirurgia, um curativo cobrirá suas incisões e bandagem elástica ou malha podem ser usadas para diminuir o inchaço e dar sustentação à mama operada. Raramente Dr Thiago Belfort utiliza dreno, mas pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular.

Siga rigorosamente as orientações recomendadas. Não siga conselhos de amigos que diferem da orientação dada. Todo paciente tem o número do celular de Dr Thiago Belfort para retirar dúvidas e comunicar anormalidades. A prática da medicina e da cirurgia não é uma ciência exata. Apesar de bons resultados serem esperados, não há garantia.

Em algumas situações, pode não ser possível atingir os melhores resultados com um único procedimento cirúrgico, sendo necessária uma nova cirurgia.

Resultado



A otoplastia oferece resultados quase imediatos em casos de orelhas em abano, visíveis tão logo os curativos que sustentam o novo formato do ouvido são removidos. Como a orelha posiciona-se permanentemente próxima à cabeça, as cicatrizes cirúrgicas são escondidas atrás da orelha ou em suas dobras naturais.

Resultados de cirurgia e reconstrução mais extensas da orelha podem aparecer ao longo do tempo.
Agendar Consulta